Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Pesquisas e Projetos

Núcleo de Desenvolvimento e Tecnologia Sociais (NDTS)

Organização, categorização e mapeamento de tecnologias para/do Semiárido

O Insa estruturou, a partir deste projeto, o Núcleo de Tecnologia e Desenvolvimento Social (NDTS), que atua a partir de três linhas principais: (1) Tecnologias Sociais; (2) Educação Contextualizada; e (3) Economia Criativa. A primeira busca conhecer, mapear, estudar e, através de parcerias com setores organizados da sociedade civil atuantes no Semiárido, difundir as tecnologias produzidas no e para o Semiárido, condizentes com o contexto histórico-cultural das comunidades da região e com base no princípio da sustentabilidade ambiental.

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Organização e acompanhamento dos Cursos de Especialização do Edital 35/2010

Desde 2010, o Insa tem acompanhado cursos de especialização na área de Educação Contextualizada, que fazem parte do Edital 35/2010, lançado em parceria com o CNPq. Estão em funcionamento, atualmente, 21 cursos, distribuídos na maioria dos estados que compõem o Semiárido brasileiro (Bahia, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba), além de três outros projetos de organização de livros didáticos e/ou paradidáticos.

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Organização de Materiais Didáticos e Paradidáticos para publicação

Tendo como um de seus principais objetivos a difusão de tecnologias e conhecimentos sobre o Semiárido, o Insa acredita que uma importante estratégia é a publicação e a viabilização de materiais didáticos e paradidáticos que possam servir de auxílio para aqueles que buscam e constroem conhecimentos.

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Organização do II Seminário Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (SNECSAB)

Com o tema “A Educação Contextualizada na Pauta das Universidades”, o Seminário terá como objetivo discutir o papel das universidades no processo de difusão e consolidação da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

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Incubação de Escolas do Campo sob os princípios da Educação Contextualizada em áreas de desertificação do Semiárido

O Projeto pretende articular os diversos entes municipais, o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e partícipe do PRONACAMPO, além do MEC, para viabilizar escolas do campo em áreas em avançado processo de desertificação com componentes curriculares contextualizado com o Semiárido, no sentido do desenvolvimento e domínio do uso de tecnologias sociais aptas à recuperação de áreas em processo de desertificação e ao desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.

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Catálogo geral, história ambiental e etno-história do Semiárido brasileiro nos períodos colonial e imperial

Objetiva-se com este projeto o resgate dos documentos manuscrito, impresso e iconográfico acerca do Semiárido brasileiro para que se produza um catálogo de verbete documental e uma coleção de DVDs com as imagens de todos os documentos arrolados para a pesquisa, objetivando publicação.

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