Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Eventos

Próximos Eventos

SEMIÁRIDO EM FOCO – Caatinga: guardiã da vida no Semiárido

No contexto da celebração do Dia Nacional da Caatinga, que ocorre dia 28 de abril, e da Campanha da Fraternidade que este ano discute os biomas brasileiros e a defesa da vida, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) promoverá um debate sobre a conservação da Caatinga.

 

A atividade acontece na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, às 14h, no auditório do Insa, em Campina Grande (PB), com o tema “Caatinga: guardiã da vida no Semiárido”, integrando a programação do programa Semiárido em Foco.O objetivo do evento é discutir a importância da conservação da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, e de práticas relacionadas a seu uso sustentável para o bem-estar das pessoas que vivem no Semiárido brasileiro.

Dia Mundial da Água

21 e 22 de março

Campina Grande (PB)

Nos dias 21 e 22 de março o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) realizará um evento alusivo ao Dia Mundial da Água – Águas Residuárias. Este evento é realizado em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Articulação Semiárido Brasileiro (Asa/PB).

O objetivo é debater os avanços e desafios da Política Nacional de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico com ênfase nas águas residuárias do Semiárido brasileiro. E ainda refletir sobre as potencialidades e as perspectivas do uso das águas residuárias na região.

Acesse a programação.

SEMIÁRIDO EM FOCO – Uma nova ciência para um novo Semiárido, ministrada por Cidoval Morais

15/02/2017

Sede do Insa

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), por meio do Programa Semiárido em Foco promoverá no dia 15 de fevereiro às 14h, na sede do instituto, a palestra Uma nova ciência para um novo Semiárido, ministrada por Cidoval Morais, Pró-Reitor Adjunto de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Últimos Eventos

12° Feira de Tecnologia de Campina Grande (Fetech)

20 a 23 de novembro de 2014

Campina Grande (PB)

No período de 20 e 23 de novembro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) participará da 12° Feira de Tecnologia de Campina Grande (Fetech). O evento acontece após um intervalo de 16 anos e promete trazer o que há de mais moderno no campo da ciência, tecnologia e inovação voltado para a área de empreendedorismo e negócios.

A Feira será realizada na Casa de Show Spazzio e contará com a presença de universidades, empresas e instituições dispostas em quase 150 estandes nos segmentos de Energia, TICs, Automotivos, Saúde, Educação, Petróleo e Gás, Construção Civil e Biocombustíveis.

Mais informações, acesse: http://fetech.org.br/

 

20º Encontro de Genética do Nordeste

04 a 07 de novembro de 2014

Campina Grande (PB)

O Encontro de Genética do Nordeste (ENGENE) é um evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG), o qual reúne a cada dois anos centenas de pesquisadores, professores e alunos envolvidos com pesquisas na área de genética e suas relações no âmbito das ciências biológicas, da saúde e da agropecuária. A estimativa da Comissão organizadora é de que participem cerca de 600 pessoas oriundas das diversas regiões do Brasil, especialmente do Nordeste.

Na programação, estão previstas a realização de 11 conferências, 16 mesas-redondas e 15 minicursos, além de sessões de painéis. Paralelamente ao ENGENE ocorrerá o II Simpósio de Genética Humana e Médica do Nordeste e a programação especial do espaço Genética na Praça com exposições, oficinas, exposição de pôsteres e palestras destinadas aos educadores e professores que atuam no Ensino de Biologia.

Inscrições prorrogadas

Para quem deseja inscrever trabalho no evento, a boa notícia é que as inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de setembro.Cada inscrito poderá apresentar até dois resumos. Acesse o site: http://www.engene-sbg.com.br/

1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores

24/07/2014

Campina Grande (PB)

A Associação Protetora das Abelhas e do Meio Ambiente (Aspama) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realizam, dia 24 de julho, o 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores. O evento ocorrerá na sede do Insa, em Campina Grande (PB), a partir das 8h.

O objetivo do Encontro é divulgar a importância da apicultura e da meliponicultura enquanto atividades econômicas viáveis e sustentáveis para a região semiárida brasileira. Destina-se a pequenos produtores, apicultores, meliponicultores (criadores de abelhas nativas sem ferrão), estudantes, pesquisadores e ao público em geral.