Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Pesquisas e Projetos

Gestão de recursos hídricos e reúso de água no Semiárido brasileiro

Este programa tem por objetivo articular-se com instituições nacionais e internacionais para a implementação de estratégias, mecanismos e arranjos institucionais destinados à viabilização de projetos-piloto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) acerca da gestão dos recursos hídricos e do reúso de águas no Semiárido brasileiro.

Reúso de Águas no Semiárido Brasileiro

O Semiárido Brasileiro tem como característica marcante a reduzida disponibilidade hídrica. Por outro lado, na região reside uma população de 22,5 milhões de habitantes, onde, a depender do extrato populacional do município, apresenta um consumo per capita de água variando entre 100 a 143 L/hab/dia, que em última análise, após seu uso, coleta e tratamento, representa uma fonte permanente e constante de água e nutrientes, insumos indispensáveis para o desenvolvimento da agricultura da região semiárida.

Ver projetosmais
Estudo prospectivo do potencial de reúso de água no Semiárido brasileiro

Nos últimos anos, várias regiões do País vêm experimentando um ritmo de crescimento econômico acelerado, acompanhado de uma elevada demanda de recursos naturais, em especial, de água. No Semiárido Brasileiro, estudos apontam que para sustentar as atuais taxas de crescimento econômico e populacional fazem-se necessários investimentos em ampliação e/ou na construção de novos sistemas de abastecimento de água. Neste sentido, o uso planejado de águas residuárias implica em necessidade menor de captação dos recursos hídricos primários e de uma geração menor de efluentes, constituindo-se, portanto, em uma estratégia eficaz para a conservação deste recurso natural, em seus aspectos qualitativos e quantitativos.

Ver projetosmais