Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Estação Experimental

Infraestrutura

A Estação Experimental é um espaço destinado à execução de pesquisas e demonstração de tecnologias sustentáveis para melhorar a convivência do homem com as condições climáticas, hídricas, sociais e ambientais do Semiárido brasileiro. Em termos de espaço, dispõe de uma área de 675 hectares, localizada no Sítio Salgadinho, também município de Campina Grande (PB).

Atualmente, a infraestrutura da Estação Experimental dispõe de sistema elétrico e hidráulico, internet, sala de informática, sala de ferramentas e almoxarifado. Possui também viveiro de produção de mudas, casa de vegetação, estação meteorológica, centro de manejo para apoio a pesquisas com raças bovinas, além de áreas cultivadas com cactáceas, forrageiras e outras espécies nativas do Semiárido brasileiro.

Passe o mouse sobre os pontos da animação abaixo e conheça a Infraestrutura da Estação Experimental, parte dela ainda em processo de expansão:

mapa da infraestrutura

Viveiros e Estufas (Em expansão)

Administração (Em projeto de reforma)

Refeitório (Em projeto)

Alojamentos (Em projeto)

Área de ampliação (Em projeto)

Complexo de Laboratórios Miguel Arraes (Em construção)

Complexo de Laboratórios Celso Furtado (Em construção)

Área de ampliação (Em projeto)

Pesquisa com bovinos (Em projeto)

Galpão de armazenagem (Construído)

Apriscos (Construído)

Casa do mel (Em projeto)

Garagem (Em projeto)

Casa do trabalhador (Em projeto)

Almoxarifado (Em projeto)

Marcenaria (Em projeto)

É na Estação Experimental que se concentram as pesquisas e experimentos do Instituto. Encontra-se em processo de finalização a construção de uma sofisticada estrutura de laboratórios: o complexo Celso Furtado, com quatro laboratórios nas áreas de Reprodução e Produção Animal, Ecofisiologia e Ecologia Vegetal; e o complexo Miguel Arraes, com três laboratórios que compreendem as áreas de Biotecnologia, Recursos Naturais e Agroindústria. Também se encontra em construção o Núcleo de Caprinovinocultura, local destinado à realização de experimentos na área de reprodução animal.

Com a construção dos Complexos de Laboratórios e do Núcleo de Caprinovinocultura, a contar com instalações e equipamentos de ponta ainda inexistentes no interior do Nordeste para pesquisas sobre o Semiárido, pesquisadores do Brasil e do exterior, bem como estudantes de programas de pós-graduação que desejarem conduzir parte ou todo seu trabalho na região semiárida brasileira terão acesso a estes laboratórios, por meio de parcerias de cooperação interinstitucionais.