Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Acervo Digital

Cartilhas

  1. Cultivo in vitro de plantas e suas aplicações em cactáceas

    O Laboratório de Cultivo in vitro de Plantas do Instituto Nacional do Semiárido (LaCIP/INSA) vem desenvolvendo estudos com espécies nativas e adaptadas ao bioma Caatinga, especialmente cactáceas. O projeto “Coleções científicas no MCTI: Consolidação, Expansão e Integração”, que envolve Instituições vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, prevê o desenvolvimento de protocolos de micropropagação de cactáceas, bem como a realização de cursos de capacitação para difusão de conhecimentos acerca das técnicas biotecnológicas e da importância da conservação dessas espécies. Esta publicação contém informações básicas e práticas acerca do cultivo in vitro de plantas, com ênfase em espécies de cactáceas com relevância para o Semiárido e foi elaborada especificamente para a realização do curso “Cultivo in vitro de plantas: aplicações em cactáceas”, oferecido pela Instituição

    Autores: Marina Medeiros de Araújo Silva Lais Tomaz Ferreira

    Download
  2. O Semiárido brasileiro: riquezas, diversidades e saberes

    A cartilha reúne ideias, conceitos, dados e informações sobre riquezas, diversidades e saberes no Semiárido brasileiro, a partir de diferentes aspectos sociais, culturais e ambientais, apresentados em forma de textos e imagens, buscando ampliar nosso olhar sobre a região e (re)criar juntos uma imagem para a mesma. É a primeira publicação de uma série dedicada à sociedade, especialmente estudantes, profissionais, agricultores e agricultoras.

    Autores: Ana Paula Silva dos Santos; Aldrin Martin Perez-Marin; Luis Felipe Ulloa Forero; João Macedo Moreira; Anderson Maciel Lima de Medeiros; Rosilene Cassiano Silva Alves de Lima; Hallyson Alves Bezerra; Bergson Guedes Bezerra; Lindenberg Lucena da Silva

    Download
  3. 6 recomendações para melhorar uma discussão (no bom sentido)

    A coleção "Na busca da Sinergia" é composta de textos para contribuir ao desenvolvimento de uma atitude e práxis científica, focados principalmente em jovens pré-pesquisadores e/ou pesquisadores jovens.

    Autores: Luis Felipe Ulloa Forero; Hallysson Alves Bezerra; Victor Maciel do Nascimento Oliveira; Wedscley Melo

    Download
  4. Comunicação interpessoal entre pesquisadores: momentos sinérgicos

    A nossa intenção com esta publicação é evidenciar a comunicação vinculada à produção e aprimoramento do conhecimento, na busca e construção do bem viver. Como uma primeira abordagem, iremos focar na comunicação entre pesquisadores como meio para melhorar o trabalho destes. Tentamos contribuir, portanto, para que os novos pesquisadores e estudantes tenham mais elementos para a construção e aperfeiçoamento de suas estratégias de relacionamento, reconhecendo (outros) momentos de comunicação possíveis.

    Autores: Luis Felipe Ulloa Forero; Aldrin Martin Perez-Marin; Geovergue Rodrigues de Medeiros;Marina Medeiros de Araújo Silva.

    Download
  5. Fruteiras da Caatinga: Ameixa do Mato e Quixaba

    O informativo resume os principais usos e potencialidades descritos na literatura científica acerca destas duas fruteiras da Caatinga. Espera-se que a difusão de tais informações desperte o interesse para o cultivo e conservação destas espécies, garantindo a manutenção da riqueza vegetal da Caatinga e o aproveitamento, de forma sustentável, dos elementos que ela nos oferece.

    Autores: Fabiane Rabelo da Costa Batista; Marina Medeiros de Araújo Silva; Valéria da Silva Araújo

    Download
  6. Aclimatização de mudas de palma forrageira – Como fazer?

    O Insa/MCTI, entre outras ações relacionadas à cultura da palma, tem firmado parcerias com instituições de pesquisa para expandir o projeto de “Revitalização da cultura da palma forrageira no Semiárido”. Um acordo de cooperação técnica firmado com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI) prevê a micropropagação e distribuição de mudas de palma com potencial forrageiro, resistente à Cochonilha-do-Carmim, e de palma frutífera para os agricultores e criadores da região semiárida. Diante do exposto, torna-se relevante apresentar, de forma clara e objetiva, o manejo adequado das mudas de palma provenientes de propagação in vitro, para que a aclimatização das mesmas se torne acessível, também, àqueles que não possuem formação técnica específica, além de contribuir para a difusão do conhecimento acerca de processos biotecnológicos, como é o caso da micropropagação, que, muitas vezes, parecem distantes da realidade de inúmeras pessoas.

    Autores: Lindomar Maria de Souza; Marina Medeiros de Araújo Silva; Jucilene Silva Araújo

    Download
  7. Uso sustentável do Umbuzeiro – Estratégia de convivência com o Semiárido

    Esta cartilha tem por objetivo difundir informações básicas sobre a cadeia produtiva do umbu, especialmente as formas de propagação da planta e o processamento dos frutos, para que este símbolo da Região Semiárida possa ser conservado e explorado de forma sustentável, servindo como fonte de alimento e renda para os agricultores locais.

    Autores: Fabiane Rabelo da Costa Batista; Marina Medeiros de Araújo Silva; Valéria da Silva Araújo

    Palavras-chave: Cartilha ; Umbuzeiro ; Semiárido ; Sustentável

    Abrir
  8. O Caminho da Água – Parceria Insa e UEPB
  9. Cartilha Infanto-juvenil “Consciência para o Semiárido”

    Cartilha infanto-juvenil produzida para crianças e adolescentes, com base nos princípios da educação contextualizada para o Semiárido brasileiro.

    Download

Coleções

Relatórios

  1. Relatório – Oficina Estratégias de Segurança Forrageira no Semiárido 2016

    A oficina “Estratégias de Segurança Forrageira no Semiárido” buscou propiciar um espaço de reflexão e intercâmbio de conhecimentos e práticas sobre os meios de produção e armazenamento de forragens para a pecuária no Semiárido brasileiro. O evento foi realizado como parte do conjunto de atividades do projeto “Revitalização da Palma Forrageira no Semiárido”, desenvolvido pelo Insa, no período de 2013 a 2015.

    Autores: Jucilene Silva Araújo Ana Paula Silva dos Santos Washington Benevenuto de Lima Múcio Freire Vieira João Batista Taveira de Freitas Michael Carlos de Souza Lima

    Abrir
  2. Relatório Popularizado – 2015

    Este Relatório Popularizado constitui um esforço do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) de ampliar o diálogo e fortalecer a relação com a sociedade no processo de pensar e fazer ciência na região semiárida. Não queremos aqui apenas informar o que fizemos ou estamos fazendo; nossa intenção é promover um encontro entre os diferentes saberes e fazeres, articulados e convergentes com os resultados das nossas ações e iniciativas. Na construção de conhecimentos para a busca de soluções técnico-científicas, incorporar os benefícios da ciência ao cotidiano das pessoas é fundamental.

    Autores: Ana Paula Silva dos Santos Everaldo Gomes da Silva Fabiane Rabelo da Costa Batista Geovergue Rodrigues de Medeiros

    Download
  3. Relatório Popularizado 2014
  4. Relatório Popularizado 2013

    Relatório Popularizado 2013

    Download
  5. Relatório Popularizado 2012

    Relatório Popularizado 2012

    Download
  6. Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2015

    Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2015

    Download
  7. Relatório 2015 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Relatório 2015 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Download
  8. Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2014

    Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2014

    Download
  9. Relatório 2014 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Relatório 2014 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Download
  10. Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2013

    Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2013

    Download
  11. Relatório 2013 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Relatório 2013 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Download
  12. Plano de Gestão de Logística Sustentável – 2013

    Plano de Gestão de Logística Sustentável – 2013

    Download
  13. Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2012

    Termo de Compromisso de Gestão (TCG) – 2012

    Download
  14. Relatório 2012 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Relatório 2012 – Termo de Compromisso de Gestão (TCG)

    Download
  15. Relatório de Atividades 2007 – 2011

    Relatório de Atividades 2007 – 2011

    Download
  16. Relatório do Seminário Nacional Combate à Desertificação, Degradação das Terras e Convivência com a Semiaridez para redução da pobreza e um Desenvolvimento Sustentável

    Relatório do Seminário Nacional Combate à Desertificação, Degradação das Terras e Convivência com a Semiaridez para redução da pobreza e um Desenvolvimento Sustentável

    Download
  17. Plano Diretor da Unidade (PDU) 2012-2015

    Plano Diretor da Unidade (PDU) 2012-2015

    Download
  18. Plano Diretor da Unidade (PDU) 2008-2011

    Plano Diretor da Unidade (PDU) 2008-2011

    Download

Livros

  1. As Dinâmicas Comunitárias: um olhar para as comunidades desde o que as pessoas fazem na sua vida cotidiana

    A presente publicação compartilha com o leitor uma categorização e um conjunto de conceitos que podem subsidiar, metodologicamente, a compreensão holística de comunidades de referência territorial. Os autores propõem um olhar analítico de doze dinâmicas comunitárias, nas quais podem agrupar-se às distintas práticas que desenvolve a comunidade na sua vida cotidiana. Desta forma, a delimitação das dinâmicas é uma maneira de estruturar a movimentação comunitária diária, ou seja, o que as pessoas que a compõem costumam fazer.

    Autores: ULLOA-FORERO, Luis Felipe; BURITI, Catarina de Oliveira.

    Download
  2. Futureo – Um método fundamentado e convidativo para sonhar nosso futuro coletivo

    A proposta principal do livro é destacar a importância e a necessidade de que as comunidades assumam como referência coletiva a noção de um sonho de futuro que, nas condições atuais e históricas, deve ser um futuro bonito e para todos. Estamos devolvendo para a sociedade um método testado, para criar coletivamente esse sonho de futuro bonito, o qual seja aplicável em variadas situações que vivem as comunidades, seus diferentes setores e organizações participantes.

    Autores: Luis Felipe Ulloa Forero; Rosilene Cassiano Silva Alves de Lima; Ana Paula Silva dos Santos; Aldrin Martín Perez Marin

    Download
  3. La Vulnerabilidad a la sequia y degradación de la región del semiárido
  4. Atlas de Solos da América Latina e do Caribe

    Os mapas de solos que se apresenta este atlas são derivados de vários projetos destinados para a elaboração de um banco de dados de solos harmonizada para a América do Sul e Central e o Caribe.

    Autores: O mapa que ilustra a distribuição das propriedades do solo elaborado a partir das bases de dados de Soterlac V. 2.0. Estes dados devem ser citados da seguinte maneira: • Dijkshoorn JA, Huting JRM and Tempel P 2005. Update of the 1:5 million Soil and Terrain Database for Latin America and the Caribbean (SOTERLAC; version 2.0). Report 2005/01, ISRIC – World Soil Information, Wageningen, Holanda. Os mapas de solos foram elaborados pelo equipo Soil Action da Unidade “Land Resources Management” do IES (*), juntamente com Lovell Johns Ltd. Reino Unido.

    Editores: Este Atlas foi traduzido da versão original em Espanhol para o Português por Manuela Ravina da Silva (JRC), Maria de Lourdes Mendonça-Santos, Maurício Rizzato Coelho, Lúcia Raquel Queiroz Pereira da Luz e Humberto Gonçalves dos Santos (Embrapa Solos, Brasil). O grupo da Embrapa Solos também realizou a editoração técnica da obra. Este trabalho foi coordenado por Arwyn Jones (JRC). A tradução, o suporte gráfico e a impressão da versão portuguesa do atlas foi financiada pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, como contribuição para o Ano Internacional dos Solos 2015.

    Palavras-chave: Atlas Solos América Latina Caribe

    Download
  5. Esgotamento Sanitário: Panorama para o Semiárido Brasileiro

    O livro “Esgotamento Sanitário: Panorama para o Semiárido brasileiro” lançado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) tem como objetivo subsidiar a realização de estudos e pesquisas na temática, contribuir com o planejamento de ações voltadas para a universalização dos serviços de água e esgoto, na definição de políticas públicas para esse setor, e na avaliação dos investimentos público e privado necessários.

    Autores: Salomão de Sousa Medeiros; Ignacio Hernán Salcedo; Delfran Batista dos Santos; Rafael de Oliveira Batista, José Amilton Santos Júnior; Ricardo da Cunha Correia Lima; Aldrin Martín Perez Marin

    Palavras-chave: Sistema de Esgoto; Esgotamento Sanitário - região semiárida; Prestação de Serviço; Energia elétrica - consumo; Receitas e despesas com exploração.

    Download
  6. Flores da Caatinga (Ler e Colorir)

    O Instituto Nacional do Semiárido, com o lançamento de mais um livro relacionado às plantas do semiárido, utiliza uma forma alternativa, interativa, de difusão de conhecimento, pensando nas crianças como público-alvo, assim como os adultos que com elas interagem. Da mesma forma que o livro anterior, dedicado às Cactáceas, o atual, dedicado às “Flores da Caatinga” também é para ler e colorir. Ao tempo que contribui para difundir conhecimentos sobre as plantas da região semiárida, propõe ao leitor colorir os desenhos das plantas e suas flores.

    Autores: Arnóbio Cavalcante; Wedscley Melo.

    Download
  7. Cactos do Semiárido do Brasil – Guia Ilustrado

    O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), está convicto de que o livro “Cactos do Semiárido do Brasil – Guia ilustrado” é um instrumento oportuno na educação ambiental e contextualizada, pois disponibiliza de forma objetiva, ilustrada e em linguagem acessível, a diversidade de cactos nativos do Semiárido brasileiro, popularizando, assim, seu conhecimento.

    Autores: Arnóbio Cavalcante; Marcelo Teles; Marlon Machado

    Palavras-chave: Cactos; Semiárido brasileiro; Biodiversidade

    Abrir
  8. O Umbuzeiro e o Semiárido brasileiro

    A publicação busca reunir e sistematizar os conhecimentos dispersos nos âmbitos científico e popular para incentivar e subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o umbuzeiro. Dividida em duas partes: a primeira foca, sobretudo, nas características genéticas e biológicas da árvore e do seu fruto; a outra aborda seu histórico e sua relação com a população da região semiárida do Brasil.

    Autores: Fabiane Rabelo da Costa Batista, Silvanda de Melo Silva, Maristela de Fátima Simplício de Santana, Antônio Ramos Cavalcante

    Palavras-chave: Umbuzeiro; Semiárido brasileiro; Caatinga;

    Abrir
  9. Captação, manejo e uso de água de chuva

    Livro elaborado com base em apresentações e debates promovidos no 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, realizado em Campina Grande (PB), no período de 14 a 17 de agosto de 2012.

    Download
  10. Manual Metodológico: Práticas Mecânicas, Físicas e Biotecnológicas de Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas

    Manual Metodológico: Práticas Mecânicas, Físicas e Biotecnológicas de Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas

    Autores: Aldrin Marín Walter Vasconcelos Salomão Medeiros Leonardo Tinôco João Moreira Luís Ulloa

    Download
  11. Cactos do Semiárido do Brasil (Ler e colorir)

    O livro infantil “Cactos do Semiárido do Brasil” para ler e colorir reúne dois componentes importantes: primeiro, difunde conhecimento sobre os cactos da região semiárida e segundo, introduz um elemento de interação participativa, convidando as crianças a colorir os desenhos apresentados. É nessa participação, ativa e criativa, que se desenvolvem atitudes que mais tarde irão resultar em pessoas que promovem mudanças substantivas e conscientes no lugar onde vivem.

    Autores: Arnóbio Cavalcante; ilustrações de Wedscley Melo

    Download
  12. Abastecimento Urbano de Água: Panorama para o Semiárido Brasileiro

    O livro destaca a cobertura do serviço de abastecimento de água no Semiárido, as características do sistema e suas eficiências. O livro trata também da qualidade da água fornecida, além de trazer dados sobre contaminação dos mananciais, tipos de sistema, fontes de abastecimento e dados sobre os investimentos realizados nos sistemas de abastecimento de água. O recorte dos dados por estado permite ao leitor se familiarizar com as realidades regional e local.

    Download
  13. Aplicações ambientais brasileiras com geoprocessamento e sensoriamento remoto
  14. Tecnologias Adaptadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro (Volume 1)
  15. Tecnologias Adaptadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro (Volume 2)
  16. Difusão de Tecnologias Apropriadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro
  17. Campina Grande hoje e amanhã [livro eletrônico] – EDUEPB
  18. Desertificação e Mudanças Climáticas no Semiárido Brasileiro

    O livro é mais um resultado do esforço coletivo que vem sendo promovido pelo Insa, como ente articulador da resolução de problemáticas do Semiárido brasileiro. Contamos com a parceria de membros efetivos de outras instituições, além de diversos colaboradores significativos para a análise dos cenários políticos, ambiental e social da região. A publicação apresenta textos que tratam dos mais diversos desafios que o tema desertificação e mudanças climáticas exige dos atores em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Semiárido brasileiro.

    Autores: Edneida Rabelo Cavalcanti, Elena Maria Abraham, Francislene Angelotti, Jémison Mattos dos Santos, José Maria Marques de Carvalho, José Narciso Sobrinho, Josemar da Silva Martins, Márcio dos Santos Pedreira, Mario Alberto Salomón Sirolesl, Odo Primavesi, Paulo Nobre, Silvio José Rossi, Vanderlise Giongo.

    Editores: Ricardo da Cunha Correia Lima, Arnóbio de Mendonça Barreto Cavalcante, Aldrin Martin Perez Marin.

    Palavras-chave: Desertificação, Mudanças Climáticas, Semiárido Brasileiro.

    Download
  19. Flores da Caatinga – Caatinga Flowers

    O livro “Flores da Caatinga” faz um passeio pelo bioma Caatinga, único no mundo, e apresenta detalhes da flora regional, possibilitando ao leitor o desbravamento de espécies pouco ou nada conhecidas, nem cultivadas. Todo esse potencial da região pode e deve ser aproveitado, por meio de estudos, exploração e comercialização adequados. A utilização de tais recursos como matéria-prima para produção de fármacos é apenas uma das inúmeras alternativas, que são sinônimos de fonte de renda para a população local.

    Autores: Antônio Sérgio Castro e Arnóbio Cavalcante.

    Editores: Antônio Sérgio Castro e Arnóbio Cavalcante.

    Palavras-chave: Flores, Caatinga, Semiárido brasileiro.

    Download
  20. Manta de Petrolina – Uma alternativa para agregar valor às carnes caprinas e ovina

    O manual “Manta de Petrolina” é uma iniciativa inédita que visa caracterizar, valorizar e promover um dos produtos mais emblemáticos da caprinovinocultura nordestina. Neste sentido, constitui um trabalho pioneiro, que poderá ser um exemplo para os outros produtos animais com tipicidade, cuja certificação será um valor agregado, que aumenta assim o rendimento dos produtores e valoriza a tradição histórico-cultural brasileira.

    Autores: Roberto Germano Costa, Marta Suely Madruga, Geovergue Rodrigues de Medeiros, Tadeu Vinhas Voltolini, Terezinha Fernandes Duarte, Nely de Almeida Pedrosa.

    Palavras-chave: Manta Caprina, Petrolina, Agregação de Valor, Produtos, Semiárido.

    Download
  21. Recursos Hídricos em Regiões Áridas e Semiáridas

    O livro “Recursos Hídricos em Regiões Áridas e Semiáridas” abrange quatorze capítulos, escritos por especialistas com vasta experiência em suas áreas de atuação. Os dois primeiros capítulos abordam aspectos da Política Nacional de Recursos Hídricos e de políticas públicas, incluindo a científica e tecnológica, com interfaces com a gestão dos recursos hídricos. Os cinco seguintes tratam de uso da água e seu consumo de forma sustentável, seja na agricultura, na piscicultura, no meio urbano ou na indústria. Cinco outros capítulos abrangem as águas disponíveis para suprimento de demandas e aspectos específicos de seu uso, manejo e gestão: águas superficiais, subterrâneas, as dos grandes e pequenos açudes, as captadas da chuva e armazenadas em cisternas e as reutilizadas. Os dois capítulos finais abordam aspectos do clima atual e suas perspectivas futuras no Semiárido brasileiro.

    Autores: Aderaldo de Souza Silva, Asher Kiperstok, Carlos de Oliveira Galvão, Danielle Ferreira de Araújo, Edilton Carneiro Feitosa, Elder Almeida Bezerra, Elenise Gonçalves de Oliveira, Everaldo Rocha Porto, Fernando Antonio Carneiro Feitosa, Fernando Falco Priuski, Francinete Francis Lacerda, Francisco de Assis de Souza Filho, Francisco José de Seixas Santos, Geiza Lima de Oliveira, Gilvan Sampaio de Oliveira, Hans Raj Gheyi, Javier Tomasella, Johann Gnadlinger, Jose Antonio Marengo Orsini, José Carlos de Araújo, José Nilson Bezerra Campos, Karla Patricia Santos Oliveira Rodríguez Esquerre, Lincoln Muniz Alves, Luiza Teixeira de Lima Brito, Marcelo Juanicó, Marcos Daisuke Oyama, Paulo Nobre, Pedro Lopes Pruski, Raimundo Nonato Távora Costa, Ricardo de Araújo Kalid, Ricardo Franci Gonçalves, Salomão de Sousa Medeiros, Vandemberk Rocha de Oliveira, Vital Pedro da Silva Paz.

    Editores: Salomão de Sousa Medeiros, Hans Raj Gheyi, Carlos de Oliveira Galvão, Vital Pedro da Silva Paz.

    Palavras-chave: Recursos Hídricos, Agricultura Irrigada, Semiárido Brasileiro.

    Download
  22. Recursos Hídricos em Regiões Semiáridas: estudos e aplicações

    O livro “Recursos hídricos em regiões semiáridas: estudos e aplicações” busca aproximar cada vez mais os diferentes setores responsáveis por este grande tema de interesse multi-institucional, que deve ter continuidade para formação do conhecimento e consolidação das nossas políticas e ações de governo para a gestão dos recursos hídricos no âmbito da região semiárida do Brasil.

    Autores: Abelardo A. A. Montenegro, Aderson S. de Andrade Júnior, Alicia F. Cirelli, Alisson J. P. da Silva, Ana C. M. Souza, Antonio A. de Melo, Aureo S. de Oliveira, Beatriz S. Conceição, Carlos de Oliveira Galvão, Carlos A. V. de Azevedo, Christiano R. Cosme, Danielle F. de Araújo, Delfran B. dos Santos, Delka de O. Azevedo, Ênio F. de F. e Silva, Eugênio F. Coelho, Francisco A. de C. Pereira, Gessionei da S. Santana, Greice X. S. Oliveira, Hans R. Gheyi, Haroldo F. de Araújo, Iarajane B. do Nascimento, Ildos Parizotto, José C. de Araújo, José F. de Medeiros, Manassés M. da Silva, Manuel D. da Silva Neto, Márcia R. F. da Silva, Nildo da S. Dias, Olavo da C. Moreira, Olga S. Heredia, Pedro R. F. de Medeiros, Raimundo N. T. Costa, Ricardo J. A. Miranda, Rubênia N. da Cruz, Salomão S. de Medeiros, Suzana M. G. L. Montenegro, Tibério S. M. da Silva, Valéria P. Borges, Vera L. A. de Lima, Vital P. da S. Paz.

    Editores: Hans Raj Gheyi, Vital Pedro da Silva Paz, Salomão de Sousa Medeiros, Carlos de Oliveira Galvão.

    Palavras-chave: Recursos Hídricos, Regiões Semiáridas, Semiárido Brasileiro.

    Download
  23. Semiárido Piauiense: Educação e Contexto

    O livro “Semiárido Piauiense: Educação e Contexto” é uma contribuição para a formação continuada de profissionais da educação sob a visão da educação contextualizada como fonte inspiradora da transformação do Semiárido brasileiro.

    Palavras-chave: Semiárido, Piauí, Educação Contextualizada.

    Download
  24. Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro

    A Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro foi concebida e elaborada com o objetivo precípuo de disponibilizar informações atualizadas acerca das principais características da população da região semiárida.

    Autores: Salomão de Sousa Medeiros, Arnóbio de Mendonça Barreto Cavalcante, Aldrin Martin Perez Marin, Leonardo Bezerra de Melo Tinôco, Ignacio Hernan Salcedo, Tiago Ferreira Pinto.

    Palavras-chave: Sinopse, Demografia, Semiárido Brasileiro.

    Download

Notas Técnicas

  1. Boletim de Monitoramento Volume 2 I Número 11 I Novembro de 2015

    Boletim de Monitoramento Volume 2 I Número 11 I Novembro de 2015

    Download
  2. Boletim de Monitoramento | Volume 2 I Número 6 I Junho de 2015

    Boletim de Monitoramento Volume 2 I Número 6 I Junho de 2015

    Download
  3. Boletim de Monitoramento | Volume 2 | Número 3 | Março 2015

    Boletim de Monitoramento Volume 2 | Número 3 | Março 2015

    Download
  4. As Dinâmicas Comunitárias

    AS DINÂMICAS COMUNITÁRIAS

    Download
  5. Estado Atual de Conservação da Raça Bovino Curraleiro Pé-Duro na Região Nordeste Brasileira
  6. Gliricídia – Árvore alternativa para o Semiárido brasileiro

    A gliricídia é uma árvore usada com sucesso em vários países tropicais e sub-tropicais para diversos fins: forragem, sombreamento de café, cercas vivas, lenha, adubação verde, veneno de ratos, repelente de insetos, remoção de parasitas externos, controle de erosão. No Brasil, particularmente no Semiárido, esta espécie vem sendo paulatinamente usada na recuperação de áreas degradadas e no combate ao processo de desertificação, dentre outros usos, podendo tornar-se um elemento importante na paisagem rural da região em um futuro próximo. Virtudes como crescimento rápido e rusticidade fazem dela uma planta promissora de uso na região.

    Autores: Aldrin Martin Perez Marin, Arnóbio de Mendonça Barreto Cavalcante, Salomão de Sousa Medeiros, Ignácio Hernan Salcedo, Walter Alves de Vasconcelos.

    Palavras-chave: Gliricídia. Alternativa. Semiárido

    Download

Periódicos

  1. Water Resources and Irrigation Management

    A revista Water Resources and Irrigation Management (WRIM), periódico editado quadrimestralmente pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), destina-se a divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, elaborados em inglês, português ou espanhol, e contempla as seguintes áreas: climatologia e hidrologia, engenharia de irrigação e drenagem, manejo de culturas e água, qualidade e reúso de água, planejamento e gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, recursos hídricos e agricultura.

    Abrir

Artigos

Outros

  1. Regimento Interno do Insa

    Regimento Interno do Insa

    Download
  2. Folder – Núcleo de Conservação do Gado Curraleiro Pé-Duro

    O Núcleo de Conservação do Gado Curraleiro Pé-Duro visa o desenvolvimento de estudos e ações de difusão tecnológica sobre o potencial genético e sobre os indicadores zootécnicos e econômicos de um rebanho bovino da raça nativa Curraleiro Pé-Duro.

    Palavras-chave: Gado; Curraleiro Pé-Duro; Produção Animal; Semiárido

    Abrir
  3. Agenda Cultural A leitura O Livro e O editor

    Agenda Cultural A leitura O Livro e O editor

    Download
  4. Cactos do Semiárido brasileiro – Um guia para as espécies nativas comuns
  5. Flores da Caatinga – Um guia para as espécies nativas comuns
  6. Projetos Reconhecidos pelo Programa Dryland Champions – 2015
  7. Assessoria de Comunicação do Insa: Planejamento e prestação de contas 2015

    Prestação de contas da missão, funções, equipe da Assessoria de Comunicação do Insa.

    Palavras-chave: Ascom; Insa; Prestação de contas; Semiárido

    Abrir
  8. Relação dos selecionados para o primeiro Curso de Manejo da Caatinga
  9. Moção de Congratulação Câmara Municipal de Campina Grande 2014

    Moção de Congratulação Câmara Municipal de Campina Grande 2014

    Download
  10. Programação Dia Mundial da Água 2014 (Parceria com a UEPB)
  11. I Mostra de Produção Cientifica do INSA (Parceria com a UEPB)
  12. Cartaz – “O ciclo da água no Semiárido” (Parceria com a UEPB)
  13. Mapa – Área do Semiárido Brasileiro
  14. Folder “A água no planeta” (Parceria com a UEPB)
  15. Manejo de Irrigação Utilizando o Modelo de Hargreaves & Samani
  16. Manejo de Irrigação Utilizando o Tensiômetro
  17. Manejo de Irrigação Utilizando Tanque Classe A
  18. Jardins Suspensos no Sertão

    No alto de elevações abastecidas por chuvas que vêm do litoral, o semiárido do Nordeste abriga enclaves de Mata Atlântica, cuja biodiversidade só agora começa a ser desvendada pelos cientistas

    Autores: Arnóbio Cavalcante

    Abrir
  19. Folhetim Informativo nº 01/2013 – Estiagem e seca no Semiárido brasileiro

    O Estudo aponta que a estiagem em curso já afeta mais de 92% dos municípios do Semiárido, com base nos dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil que já decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em 1.046 municípios, devido à escassez de chuva.

    Autores: Salomão de Sousa Medeiros, Aldrin Martin Periz Marin, Cláudia Facini Reis, Juan Jose Soriano, Delfran Batista dos Santos, Daniel Duarte Pereira

    Palavras-chave: Estiagem, seca, Semiárido

    Abrir