Insa – Instituto Nacional do Semiárido

News

03.02.2017 Confira a Agenda Científica do Semiárido para o mês de Fevereiro
Imprimir

Agenda Científica do Semiárido
Agenda Científica do Semiárido

Recursos Ambientais do Semiárido, Edital de Biotecnologia Cetene, II Workshop de Tecnologias Sociais, II Simpósio Ciências Agrárias e Sustentabilidade, Prêmio ANA 2017, Edital de Agroecologia CNPq, III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido integram a agenda deste mês.

Inscrições abertas para Especialização em Recursos Ambientais do Semiárido

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Ambientais do Semiárido, na modalidade Lato Sensu, em nível de Especialização, a ser realizado no Campus Picuí, no ano letivo 2017/2018.

Serão ofertadas 30 vagas e as inscrições deverão ser realizadas no período de 13 de fevereiro a 3 de março de 2017.

Acesse o edital.

Edital de fomento à pesquisa no Cetene

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) recebem até o dia 21 de fevereiro propostas de apoio a pesquisas relacionadas ao Edital 02/2017, lançado na última quarta-feira (18). Podem ser apoiados estudos nas áreas de biotecnologia, biocombustíveis, nanotecnologia, microeletrônica e gestão/inovação tecnológica.

As propostas devem ter a coordenação de pesquisadores do Cetene e serem desenvolvidas na unidade. O valor total do edital é de R$ 900 mil.

Para mais informações acesse o edital.

II Workshop de Tecnologias Sociais e II Simpósio Ciências Agrárias e Sustentabilidade

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) realiza no período de 16 e 18 de fevereiro o Workshop de Tecnologias Sociais e o Simpósio Ciências Agrárias e Sustentabilidade. Os eventos acontecerão no Centro Multidisciplinar de Barra e as inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro.

Entre os tópicos que serão discutidos nos eventos estão estratégias de convivência com a seca, associativismo e cooperativismo, saúde única no meio rural, meio ambiente e educação do campo.

Para mais informações clique aqui.

Inscrições abertas para o Prêmio ANA 2017

Até 31 de maio estarão abertas as inscrições para o Prêmio ANA 2017. A premiação busca reconhecer boas práticas relacionadas a água nas seguintes categorias: Empresas (micro/pequeno porte e médio/grande porte); Ensino; Governo; Imprensa (Impressos/sites, Rádio e Televisão); Organizações Civis; e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA: http://premio.ana.gov.br.

O concurso, que está na 6ª edição, também busca identificar ações que estimulem o combate à poluição e ao desperdício e apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

Para mais informações acesse o site da ANA. 

CNPq lança edital de apoio a projetos na área de Agroecologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou a Chamada Pública 21/2016, voltada à implantação e manutenção de núcleos de estudo em Agroecologia e Produção Orgânica e à criação de Centros Vocacionais Tecnológicos. As inscrições das propostas podem ser realizadas até dia 10 de março de 2017.

O edital tem como apoiar projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão voltados à construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à Agroecologia e à Produção Orgânica, bem como à promoção dos Sistemas Orgânicos de Produção.

Para mais informações clique aqui.

III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido

 

Os interessados em submeter artigos para o III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS) podem fazê-lo até dia 28 de fevereiro. O evento acontecerá no período de 20 a 22 de junho, em Fortaleza (CE) e será conduzido na linha de produção limpa contextualizada ao Semiárido, e trará como tema Manejo de bacias hidrográficas em regiões semiáridas: potencialização da produção de água.

O Simpósio contará com a participação de pesquisadores de diferentes estados brasileiros onde os paradigmas atuais e inovadores da produção limpa estejam presentes, bem como ter conhecimento do que vem sendo realizado em outras regiões.

Para mais informações clique aqui.

Texto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)
E-mail: ermaela.freire@insa.gov.br

Back