Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Notícias

27.05.2014 Insa recebe evento da União Europeia
Imprimir

Solenidade de abertura do evento
Solenidade de abertura do evento

Bloco econômico tem 90 projetos sociais cofinanciados no Brasil com investimentos de mais de R$ 200 milhões. Evento reunirá entidades beneficiadas para discutir o Semiárido brasileiro

Nos dias 28 e 29 a cidade de Campina Grande receberá evento organizado pela União Europeia (UE). O ‘Intercâmbio de Experiências – Na Busca da Sustentabilidade de Modos de Vida no Semiárido Brasileiro’ acontecerá na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e reunirá mais de 30 organizações nacionais e internacionais. As instituições participantes do evento possuem projetos relacionados a experiências desenvolvidas no Semiárido do Brasil e que são cofinanciados pela União Europeia. A abertura das atividades acontecerá às 9h, no dia 28.

Segundo Denise Verdade, representante da Delegação da União Europeia no Brasil, é papel da UE procurar reforçar os seus laços com as organizações da sociedade civil e órgãos do poder local através de um diálogo regular. “A sociedade civil cumpre um papel fundamental no controle social, na defesa dos direitos e também tem influenciado na formulação de políticas públicas voltadas para o bem estar da coletividade. Trata-se de somar esforços para enfrentar os desafios da redução da pobreza, da construção de uma sociedade mais inclusiva, com mais justiça social”, explicou.

Denise acrescentou que por esta razão estão trazendo o Intercâmbio à Paraíba. O evento permitirá a troca de experiências e das boas práticas entre os projetos formatando um diálogo sobre as perspectivas de futuro para o Semiárido do país. “A iniciativa facilitará o compartilhamento da realidade vivenciada na Região pelos executores desses projetos denunciando os descasos e a falta de políticas públicas prioritárias para as populações deste território. Assim como a denúncia, traremos também muitas experiências bem sucedidas, sendo algumas desenvolvidas aqui na Paraíba, que vem enfrentando a dura realidade encontrada e formatando oportunidades para a comunidade”, afirmou.

Dentro dos projetos presentes no Intercâmbio serão apresentadas iniciativas de apoio à mulher, jovens e crianças, projetos de geração de renda, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, tecnologias sociais e de convivência com o clima adverso do Semiárido, além de trabalhos em realidades urbanas da Região.

Atualmente, a União Europeia tem 90 projetos em andamento com investimentos de cerca de R$ 200 milhões no Brasil. Estes projetos estão implementados em várias regiões do Brasil e pretendem, para além de influenciar as políticas públicas, contribuir para a melhoria do acesso aos serviços sociais básicos como educação, saúde, trabalho, moradia, saneamento, mobilidade e acessibilidade urbana.

Os projetos da UE também visam contribuir para a melhoria da qualificação profissional e da capacidade de geração de renda dos grupos em situação de risco, para a preservação ambiental e contribuir para a inclusão social e luta contra a violência. A União Europeia é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países membros da União Europeia e os 19 países de maiores economias do mundo fazem parte do G20.

O Intercâmbio conta com o apoio da Concern Universal Brasil, Insa, Minsitério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo Federal e Cunhã Coletivo Feminista.

 

Texto alterado em 28/05/2013, às 10:33.

 Texto: Érica Chianca (Ascom Concern Universal Brasil)

Foto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)

 

 

Voltar