Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Notícias

31.10.2013 Semiárido em Foco especial América Latina – Palestra com o pesquisador José de Souza Silva
Imprimir

semiárido em foco banner

O Semiárido em Foco desta sexta-feira, dia 1º de novembro, terá como palestrante o pesquisador José de Souza Silva, da Embrapa Algodão, que iniciará a série especial sobre a América Latina.  A atividade acontecerá na sede do Insa/MCTI, em Campina Grande (PB), a partir das 14h. O tema a ser debatido é: Alternativas de ou ao desenvolvimento? Lições da América Latina para (re)pensar o Semiárido Brasileiro.

Tudo está em crise. O século XXI iniciou sob o impacto da crise da civilização ocidental, sua sociedade industrial, suas instituições modernas, o monopólio de seu paradigma clássico de inovação e os marcos intelectuais derivados de sua “ideia de progresso” no passado e “ideia de desenvolvimento” no presente. Isso explica porque estamos vulneráveis, do cidadão ao Planeta, e porque queremos superar a crise atual e construir nossa sustentabilidade futura. Mas, se tudo está em crise, inclusive a visão de mundo e o pensamento filosófico hegemônicos durante a época histórica do industrialismo, como pensar uma forma de sair da crise se também está em crise a própria forma de pensar? A conferência sintetiza as rupturas e emergências paradigmáticas que estão transformando o mundo e suas implicações para as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade no processo de inovação. Para transformar modos de interpretação e intervenção, a conferência compartilha os giros paradigmáticos que a matriz institucional do Semiárido Brasileiro necessita realizar para contribuir à construção do ‘dia depois do desenvolvimento’ na região, quando o fim para uma comunidade já não seja “ser desenvolvida”, mas ‘ser feliz com um modo de vida sustentável.

 

Sobre o palestrante 

O palestrante é engenheiro agrônomo com Mestrado em Sociologia Rural pela University of Kentucky (1988), com ênfase em Sociologia da agricultura, e Ph.D. em Sociologia pela University of Kentucky (1989), com ênfase em Sociologia da Ciência e Tecnologia. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desde 1979, com experiência em Gestão da Inovação Institucional e em Gestão das Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Inovação (CTSI). É filósofo do ‘dia depois do desenvolvimento’, sociólogo das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade no processo de inovação e estrategista da inovação institucional. Sua experiência profissional como consultor, professor convidado e formador de talentos profissionais na América Latina inclui principalmente a construção de capacidades filosóficas, conceituais, metodológicas e gerenciais em inovação institucional, planejamento estratégico, gestão de talentos humanos, desenvolvimento de estratégias, gestão da vulnerabilidade-sustentabilidade institucional, desconstrução cultural e descolonização epistemológica de modos de inovação (modos de interpretação + modos de intervenção) e paradigmas de inovação (neo-racionalista, neo-evolucionista e construtivista) emergentes.

Voltar