Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Notícias

11.07.2014 Aspama e Insa realizam Encontro de Apicultores e Meliponicultores
Imprimir

Foto: Aspama
Foto: Aspama

O objetivo do evento é divulgar a importância da apicultura e da meliponicultura enquanto atividades econômicas viáveis e sustentáveis para a região semiárida brasileira

A Associação Protetora das Abelhas e do Meio Ambiente (Aspama) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realizam, dia 24 de julho, o 1º Encontro de Apicultores e Meliponicultores. O evento ocorrerá na sede do Insa, em Campina Grande (PB), a partir das 8h.

O objetivo do Encontro é divulgar a importância da apicultura e da meliponicultura enquanto atividades econômicas viáveis e sustentáveis para a região semiárida brasileira. Destina-se a pequenos produtores, apicultores, meliponicultores (criadores de abelhas nativas sem ferrão), estudantes, pesquisadores e ao público em geral.

De acordo com o vice-presidente da Aspama, o biólogo Jansen de Almeida Brito, a proposta do evento é incentivar os pequenos agricultores a fortalecer a atividade da apicultura e da meliponicultura no Semiárido brasileiro. “O recurso natural existe, mas ainda falta capacitação, conhecimento e domínio das técnicas de manejo adequado para que os agricultores entendam o potencial e a relevância da atividade, que pode ser associada a outros arranjos produtivos, propiciar renda extra e benefícios para o ambiente”, completa o biólogo.

A programação inclui palestras sobre os seguintes temas: Abelhas nativas no Semiárido: renda extra para o pequeno produtor rural, com o biólogo Jansen Brito (Aspama); Plantas melíferas do Semiárido, com a pesquisadora Elisabeth Tölke (Unicamp); A apicultura no Semiárido, com o professor Joaquim Efigênio (UEPB); Projeto Meliponários Didáticos, com Moacir Leal, do Viveiro Municipal de plantas nativas de João Pessoa (PB). Também haverá exposição de materiais e equipamentos utilizados na apicultura e meliponicultura.

O evento será encerrado com mesa-redonda que discutirá Os desafios da apicultura e meliponicultura no Semiárido paraibano.

 

Texto: Catarina Buriti (Assessoria de Comunicação do Insa)

Atualizada em 16 de julho, às 15h48.

Voltar