Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Notícias

05.04.2017 Confira a Agenda Científica do Semiárido para o mês de abril
Imprimir

Agenda Científica do Semiárido
Agenda Científica do Semiárido

Semiárido em Foco, 9º Festival do Umbu, III Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro, Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação do Semiárido brasileiro, II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, Prêmio ANA 2017, integram a agenda deste mês.

Semiárido em Foco - Caatinga: guardiã da vida no Semiárido

No contexto da celebração do Dia Nacional da Caatinga, que ocorre dia 28 de abril, e da Campanha da Fraternidade que este ano discute os biomas brasileiros e a defesa da vida, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) promoverá um debate sobre a conservação da Caatinga.

A atividade acontece na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, às 14h, no auditório do Insa, em Campina Grande (PB), com o tema “Caatinga: guardiã da vida no Semiárido”, integrando a programação do programa Semiárido em Foco.O objetivo do evento é discutir a importância da conservação da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, e de práticas relacionadas a seu uso sustentável para o bem-estar das pessoas que vivem no Semiárido brasileiro.

9º Festival do Umbu

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com sede em Uauá (PB), no Sertão do São Francisco, realizará 9ª edição do Festival do Umbu, que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril.

Com o tema “Integração dos sistemas produtivos no Semiárido”, esta edição do Festival tem o objetivo de dar visibilidade às demais potencialidades da região que se somam ao umbu e promovem o bem viver no Semiárido.

Criada em 2004, a Coopercuc contribui com a organização social das comunidades onde está inserida e com o fortalecimento da produção, através principalmente do beneficiamento de frutas e comercialização de produtos como doces variados, sucos, geleias, compotas, cerveja, entre outros produtos, a partir do beneficiamento de frutas da Caatinga, tendo o umbu como carro chefe.

III Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro

Estão abertas as inscrições, até 18 de setembro, para o III Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro. O III WIASB trará o tema “A qualidade da água que é consumida no Semiárido” e será realizado no período de 04 a 06 de outubro.

O III WIASB representa um esforço da comunidade científica nordestina e brasileira, de buscar solução para os problemas da água nessa região.  O principal objetivo do evento é dar continuidade ao fórum de discussões dos problemas da água no Semiárido brasileiro, criado na primeira edição do workshop em 2013.

Para mais informações acesse o site do evento.

XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO)

Estão abertas as inscrições, até 30 de julho, para o XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, que será realizado pela Sociedade Brasileira de Agrometereologia (CBAGRO), e será realizado de 14 a 17 de agosto de 2018.

O evento é organizado por meio de uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), com apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e Universidade de Pernambuco (UPE).

Para mais informações acesse o site do evento.

Inscrições abertas para o II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido

Estão abertas as inscrições, até 23 de outubro, para o II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, o evento terá como tema “Diversidade: saberes do Semiárido desafios às pesquisas”. E será realizado no Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande (PB).

Para mais informações acesse o site do evento.

Inscrições abertas para o Prêmio ANA 2017

Até 31 de maio estarão abertas as inscrições para o Prêmio ANA 2017. A premiação busca reconhecer boas práticas relacionadas a água nas seguintes categorias: Empresas (micro/pequeno porte e médio/grande porte); Ensino; Governo; Imprensa (Impressos/sites, Rádio e Televisão); Organizações Civis; e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA: http://premio.ana.gov.br.

O concurso, que está na 6ª edição, também busca identificar ações que estimulem o combate à poluição e ao desperdício e apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

Para mais informações acesse o site da ANA. 

 

Texto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)
E-mail: ermaela.freire@insa.gov.br

Voltar