Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Notícias

07.03.2017 Confira a Agenda Científica do Semiárido para o mês de março
Imprimir

Agenda Científica do Semiárido
Agenda Científica do Semiárido

Dia Mundial da Água, Seminário Convivência Produtiva com a Seca,  II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido,  Especialização em Química e Física do IFBaiano, Prêmio ANA 2017 integram a agenda este mês. 

Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é comemorado no âmbito internacional o Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) preparou uma programação especial para os dias 21 e 22 de março. Com o tema Águas Residuárias, o evento será realizado na sede do Insa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA/PB). Contará ainda com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

O objetivo é debater os avanços e desafios da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei no 9.433/1997), que este ano completou 20 anos da sua promulgação, e de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), instituída há 10 anos, com ênfase na viabilidade do uso das águas residuárias na região semiárida.

Para mais informações clique aqui.

Seminário Convivência Produtiva com a Seca: Soluções Tecnológicas e Estratégias de Ação

Durante os dias 14 e 15 de março, a Embrapa Semiárido promove o Seminário Convivência Produtiva com a Seca: Soluções Tecnológicas e Estratégias de Ação, que visa discutir as alternativas para produção nos períodos mais longos de estiagem.

No evento, que acontece no auditório da empresa, em Petrolina(PE), serão apresentadas e discutidas tecnologias desenvolvidas por instituições de pesquisa, além de experiências exitosas da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de agricultores familiares e produtores rurais.

Para mais informações clique aqui.

Inscrições abertas para o II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido

Estão abertas as inscrições, até 23 de outubro, para o II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, o evento terá como tema “Diversidade: saberes do Semiárido desafios às pesquisas”. E será realizado no Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande (PB).

Para mais informações acesse o site do evento.

Inscrições abertas para Especialização em Química e Física do IFBaiano

Estão abertas, até 10 de março, as inscrições para o processo seletivo de Pós-graduação latu sensu Metodologia do Ensino de Química e Física do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), campus Senhor do Bonfim (BA).

Na seleção, será ofertado um total de 26 vagas (13 para Química e 13, Física), destinadas a professores que lecionam Química e Física em instituições de ensino pública e/ou privada, além de graduados de Ciências(Química e/ou Física, Biologia, Matemática, Ciências da Natureza, licenciatura em Ciências Agrárias e licenciatura em Ciências da Computação).

A seleção acontecerá em três etapas: análise da proposta de pesquisa, análise do curriculum lattes e entrevista.

Para mais informações clique aqui.

CNPq lança edital de apoio a projetos na área de Agroecologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou a Chamada Pública 21/2016, voltada à implantação e manutenção de núcleos de estudo em Agroecologia e Produção Orgânica e à criação de Centros Vocacionais Tecnológicos. As inscrições das propostas podem ser realizadas até dia 10 de março de 2017.

O edital tem como apoiar projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão voltados à construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à Agroecologia e à Produção Orgânica, bem como à promoção dos Sistemas Orgânicos de Produção.

Para mais informações clique aqui.

Inscrições abertas para o Prêmio ANA 2017

Até 31 de maio estarão abertas as inscrições para o Prêmio ANA 2017. A premiação busca reconhecer boas práticas relacionadas a água nas seguintes categorias: Empresas (micro/pequeno porte e médio/grande porte); Ensino; Governo; Imprensa (Impressos/sites, Rádio e Televisão); Organizações Civis; e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA: http://premio.ana.gov.br.

O concurso, que está na 6ª edição, também busca identificar ações que estimulem o combate à poluição e ao desperdício e apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

Para mais informações acesse o site da ANA.

 

Texto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)
E-mail: ermaela.freire@insa.gov.br

Voltar