Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Notícias

09.02.2017 Insa lança boletim informativo com as principais ações realizadas em janeiro
Imprimir

Logomarca do Boletim Informativo
Logomarca do Boletim Informativo

Hoje dia 09 de fevereiro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu quinto ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

Nesta edição de janeiro o boletim destaca o estudo realizado por pesquisadores do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga (NBioCaat), articulada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), que comprova ação de substâncias encontradas no extrato da folha da Massaranduba (Manilkara rufula), espécie endêmica da Caatinga, contra os protozoários causadores da tricomoníase bovina e humana, Trichomonas foetus e T. vaginalis.

O NBioCaat possui como uma das suas linhas de ação o Desenvolvimento de novos antibióticos que sejam eficazes no combate aos micróbios resistentes aos tratamentos convencionais. Neste caso, o estudo comprovou que concentrações de 10mg/mL do extrato e as frações foram capazes de matar os protozoários.

O boletim de janeiro também aborda a inauguração do Parque Ecológico Urbano Joaquim Quirino da Silva na cidade do Congo (PB), na região do cariri. O projeto é fruto da parceria do Insa/Mctic com a prefeitura do município, onde o instituto colaborou com a doação de cerca de 330 mudas, nativas da Caatinga.

O parque tem funções ecológica, estética e social, e contribui para a harmonização da cidade e democratização do espaço público por meio da construção de uma pista de caminhada ao redor da obra.

Outro ponto de destaque foi à reunião do ministro Gilberto Kassab titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com representantes desses setores no estado da Paraíba. O encontro aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa (PB), e contou com a participação do diretor do Insa, Salomão Medeiros, para o fortalecimento das ações de Ciência e Tecnologia para o Semiárido.

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa a íntegra, clique aqui.

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: renally.amorim@insa.gov.br

Voltar