Insa – Instituto Nacional do Semiárido

Notícias

07.04.2017 Insa lança boletim informativo com as principais ações realizadas em Março
Imprimir

Logomarca do Boletim Informativo
Logomarca do Boletim Informativo

Hoje dia 07 de abril, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu quinto ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

Nesta edição de março o boletim destaca a possiblidade do El Niño agravar ainda mais a seca no Nordeste. O motivo é que desde janeiro deste ano, as temperaturas das águas do Pacífico Equatorial encontram-se em elevação, favorecendo assim o acontecimento deste fenômeno. Esse estudo foi realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis/Ufal) em parceria com Instituto Nacional do Semiárido (Insa/Mctic).

O boletim de março também aborda o Seminário Convivência Produtiva com a Seca: Soluções Tecnológicas e Estratégias de Ação de discursões alternativas para produção em períodos de seca prolongada, que aconteceu no dia 14 de março e foi promovido pela Empraba Semiárido. O evento apresentou tecnologias desenvolvidas por instituições de pesquisa, além de experiências exitosas da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e de agricultores familiares e produtores rurais. Na ocasião, o diretor do Insa Salomão Medeiros participou do seminário como moderador do painel “Cenários climáticos da seca prolongada e seus impactos no Bioma Caatinga”.

Outro assunto destacado no informativo foi o Dia Mundial da Água realizadas entre os dias 21 e 22 de março, e que teve como tema Águas Residuárias. O evento foi realizado na sede do Insa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e com a Articulação Semiárido Brasileiro (Asa/PB). E contou ainda com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa a íntegra, clique aqui.

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: renallyamorim@insa.gov.br

Voltar